Data: 14/08/2017
Fonte:
https://www.slideshare.net/yalomo/inclusao-escolar
Crianças incluídas em Santa Catarina usam aplicativo na sala de aula auxiliando na alfabetização.
A tecnologia está presente no nosso dia a dia está em todo lugar trazendo mais praticidade a vida de todos. Com o passar do tempo as Inovações Tecnológicas começaram a fazer parte do ambiente escolar, tornando este espaço mais interessante para os professores e alunos normais e com inclusão.
A educação inclusiva é educar, passar conhecimento, respeitar, incluir alunos de todas as deficiências na sala de aula. Em uma escola no interior de Santa Catarina chamada Escola Luz do Conhecimento o aplicativo de um jogo chamado PlayDown é usado na disciplina de Lingua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental auxiliando na alfabetização de crianças com Sindrome de Down e outras deficiências intelectuais com crianças na faixa etária entre 06 a 09 anos com dificuldade no processo de aprendizagem.
A professora da Escola Luz do Conhecimento Nilva diz que o aplicativo é como um apoio em cada atividade que é dado em sala, com o uso do aplicativo do jogo já foi possivel perceber uma independência e uma autonomia por ser um jogo colorido prende a atenção das crianças. Segundo os desenvolvedores do jogo os objetivos e suas vantagens assistência a partir do estimulo em atividades que instigam a curiosidade, "disciplina e criatividade e interesse do individuo. O trabalho apresenta itens, como: criação e manipulação de imagens e figuras, e minijogos interativos. Tais funcionalidades direcionam o aluno a diversos conceitos educacionais como números, letras, formas e cores. As atividades presentes no software auxiliam no desenvolvimento fisico/corporal e intelectual, além de propiciar o ínicio do processo de alfabetização"
De acordo com o site FEBRACE VIRTUAL "as vantagens do jogo oferecem o contato com o mundo tecnológico a crianças e jovens deficientes, prezando pelo desenvolvimento no convivio social em atividades diárias. Através de jogos, desenhos e atividades educacionais, com métodos intuitivos, telas coloridas e lúdicas, como os apresentados neste projeto, é permitido e ampliado ao usuário um ambiente virtual que auxilie no desenvolvimento de suas habilidades"
Nenhum comentário:
Postar um comentário